Toxina botulínica na face e pescoço: o que você precisa saber

A Toxina Botulínica é um dos procedimentos mais procurados no universo da estética. Saiba mais sobre seus benefícios e aplicações. 

A aplicação de Toxina Botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo todo! Seja como tratamento preventivo, ou para reparar de fato as linhas de expressão já aparentes na face e áreas do pescoço, a toxina botulínica é uma neurotoxina que tem o poder de bloqueio da liberação de acetilcolina nos músculos. 

E qual o resultado dessa ação?  É fazer com que perca-se a força de contração da área em que a neurotoxina é aplicada. 

Só pra contextualizar, essa fórmula foi descoberta por acaso pelo casal Carruthers, que estava estudando o tratamento de blefaroespasmo. Nesse estudo foi identificado que as  rugas ao redor dos olhos tiveram melhoras significativas com o uso da toxina botulínica tipo A. Incrível, não é?!

Como funciona esse tratamento estético? 

Esse tratamento tem a finalidade de paralisar, provisoriamente, os músculos da face e pescoço, agindo diretamente nas rugas e melhorando de forma significativa sua aparência. Como falei anteriormente, a toxina botulínica age bloqueando o poder de contração da musculatura, deixando áreas que foram aplicadas mais relaxadas. 

Dessa forma acontece a prevenção das rugas e ameniza as que já estão presentes no rosto. Aquelas mais marcadas, sabe?! Principalmente na área dos olhos. Além disso, muita gente chega ao consultório incomodada com as linhas de expressão, que são causadas naturalmente pelos movimentos repetitivos na testa, glabela (cara de “bravo”) e nos famosos e temidos “pés de galinha”. 

Além dessas áreas, também é possível tratar várias outras partes com a toxina botulínica, como, por exemplo, o sorriso gengival. Sabia? Se trata da exposição excessiva de parte da gengiva superior, quando se sorri. Ficando bem evidente e à mostra a gengiva. Muitas pessoas sentem-se incomodadas com o “problema”, por questões estéticas mesmo e por comprometer a harmonia facial. 

Então, a toxina pode sim ser usada para tratar esse caso, promovendo mais simetria para a face e, consequentemente, mais autoestima. 

Casos menos comuns também podem ser tratados com a toxina, como o caso de suor em excesso, bruxismo e outras questões funcionais. O ideal é sempre buscar um profissional que possa ouvir seus desconfortos, para buscar um tratamento eficaz e específico para o bem-estar que você procura. 

Tempo de duração do tratamento com Toxina Botulínica

A toxina botulínica dura em torno de 3 a 5 meses, com resultados maravilhosos. Mas algumas medidas podem ser tomadas para conseguir prolongar esse tempo médio de duração.

Ao adotar alguns hábitos, você pode prolongar os efeitos do Botox na pele. Confira algumas dicas: 

  • Não esqueça do protetor solar! Aplique diariamente, mesmo para ficar em casa.
  • Beba bastante água e varie a alimentação. Insira alimentos ricos em zinco, como linhaça, castanha de caju e até chocolate amargo (com moderação). 
  • Escolha com critério o profissional para realizar o procedimento. Um bom profissional fará a aplicação da forma correta, na diluição prescrita em bula e com produtos de qualidade, fatores importantes para a durabilidade do botox. 

Regiões tratadas pela Toxina Botulínica

Abaixo temos um resumo das áreas que podem ter a toxina aplicada, para você já procurar o profissional sabendo mais ou menos o que quer tratar. Claro que apenas uma consulta pode deixar as áreas que necessitam de correção mais evidentes. Mas nada impede que você já saiba o quê quer. Veja: 

  1. Testa: suaviza linhas de expressão e rugas mais superficiais e aparentes; 
  2. Nariz de coelho: reduzir as rugas no dorso do nariz; 
  3. Pés de galinha: atenua linhas de expressão e rugas mais superficiais e aparentes; 
  4. Efeito Nefertiti: o produto é aplicado na região do pescoço, diminuindo os sinais de rugas na região e melhorando o contorno do rosto; 
  5. Ponta do nariz: ideal para quem busca levantar a ponta do nariz; 
  6. Bruxismo: a aplicação da toxina é feita nos músculos da mastigação, como masseter e temporal, o que vai ajudar a aliviar a tensão da região, amenizando o ranger dos dentes. Além disso, também pode ser usado nessas mesmas áreas para tratar a enxaqueca; 
  7. Linhas periorais: deixa as linhas de expressão mais brandas ao redor dos lábios;
  8. Sorriso gengival: como já falado, a toxina também pode ser usada para reparar e provocar a redução do lábio superior, tornando o sorriso mais agradável esteticamente; 
  9. Sorriso invertido: modifica o formato do sorriso, levantando as pontas dos lábios; 
  10. Queixo (mento): modera as chamadas estrias do queixo; 

Podemos aplicar a Toxina Botulínica em muitas situações. Marque sua avaliação e vamos avaliar o seu caso em particular para encontrar a melhor solução. 

agendar consulta

Um momento de cuidado com você muda tudo! Bem-estar e autoestima com respeito à sua individualidade.

Todos os direitos reservados a Nathalie Marques. Desenvolvido por Agência Salt.